Plano de Saúde versus SUS

Plano de saúde versus SUS

Plano de Saúde versus SUS

Muitas pessoas colocam como uma disputa Plano de Saúde versus SUS, sempre comparando o atendimento de plano de saúde ao do sistema público da área clínica médica. Isso porque, infelizmente, devido aos poucos cuidados tomados por maiores autoridades, o sistema único de saúde não é da forma que realmente deveria ser. Os planos de saúde estão aí para suprir as necessidades especiais de pessoas que necessitam de atendimentos, exames e consultas com mais urgência.

Na teoria o SUS deveria ser melhor do que os planos de saúde, entretanto, no Brasil não é bem assim. Com a falta de disponibilidade em vários atendimentos, alguns aparelhos e exames torna o tratamento no sistema público de saúde um tanto limitado.

Diferenças do plano de saúde para o sistema único de saúde

A diferença tratada como mais básica entre os dois sistemas é que atendimento ao SUS todo mundo tem direito de receber, enquanto no plano de saúde é necessário ter contratado o serviço pelo valor fixo mensal, podendo haver reajustes. No SUS o serviço é gratuito, enquanto para os serviços dos planos de saúde é necessária a realização dos pagamentos.

Nos casos de gestações e partos, o SUS oferece para os pacientes atendimento integral, enquanto alguns planos de saúde não oferecem a internação e parto em sua cobertura. O SUS fornece atendimento integral na questão de oferecer exames e consultas enquanto alguns planos não oferece os mesmos procedimentos.

Pode ter a consideração de que o SUS deveria cobrir todo e qualquer atendimento de forma integral para todo e qualquer cidadão que os planos de saúde oferecem e são pagos em sua cobertura, porém, o SUS não consegue atender a demanda pela quantidade de pessoas necessitadas dos seus serviços.

O que é saúde suplementar? Plano de Saúde versus SUS

A saúde suplementar trata-se basicamente de todo e qualquer atendimento privado da área da saúde que seja realizado através de um convênio, plano de saúde ou atendimento pago no particular. Seguindo desta maneira, o Brasil junto ao ministério da saúde, a agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA) e agência nacional da saúde (ANS)e também privadas através dos planos de saúde.

O que é um plano de saúde?

O plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas, onde a pessoa assina um contrato e deve realizar os pagamentos mensais de acordo com o valor estipulado pela operadora, podendo ser utilizados em consultórios, clínicas, hospitais e laboratórios.

O que é um convênio de saúde?

Convênio de saúde é um serviço que oferece benefícios nas mais diversas especialidades de diferentes áreas no sistema de saúde. Este é uma solução de baixo custo, que garantem acesso a saúde com valores mais baixos. Associados também pagam mensalidade, os custos em médicos, dentistas, exames realizados em laboratórios, hospitais, serviços de transportes de emergência são bastante reduzidos.

Diferenças entre plano de saúde e convênio de saúde

    • A mensalidade dos convênios médicos podem ser algumas vezes mais baratos que um plano convencional

Além de ter uma mensalidade um pouco elevada, alguns planos de saúde cobram participação, ou seja, quando você realiza alguns procedimentos paga um valor adicional

  • No convênio você pode incluir um limite a mais de dependentes sem pagar o adicional por cada um
  • No plano, as pessoas pagam um valor adicional para incluir dependentes
  • Existem grandes possibilidades de datas para agendamentos de procedimentos nos convênios de saúde. Para a realização de uma consulta, por exemplo, é rápido. As vezes no dia seguinte, ou até mesmo na mesma semana
  • No plano de saúde agendar consultas costuma levar, em alguns casos um pouco mais de tempo, porém, apenas em casos raros

 

Você pode gostar...